Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 10/04/2014
  • 22:50
  • Atualização: 23:17

Catamarã na zona Sul de Porto Alegre poderá ser liberado em 45 dias

Capitania dos Portos aguarda conclusão do píer próximo ao Barra Shopping Sul

Catamarã da Zona Sul terá capacidade de 120 lugares | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

Catamarã da Zona Sul terá capacidade de 120 lugares | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

O responsável pela Delegacia da Capitania dos Portos do RS, capitão-de-fragata Carlos Henrique de Lima Zampieri, afirmou, nesta quinta-feira na Câmara Municipal de Porto Alegre, a liberação da linha do catamarã para a zona Sul poderá ocorrer em 45 dias. A Marinha aguarda o término da construção do píer de 30 metros de extensão próximo ao Barra Shopping Sul. Segundo ele, a embarcação que fará o trajeto terá capacidade para 120 lugares, semelhante às embarcações que estão em operação na linha Centro de Porto Alegre/Guaíba.

Em 2014, no Rio Grande do Sul, a Capitania, juntamente com suas delegacias e agências subordinadas, atuou no verão através de ações educativas e de fiscalização, para minimizar a probabilidade de ocorrências de acidentes náuticos e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. A ação foi realizada até 16 de fevereiro.

De acordo com Zampieri, a fiscalização ocorre por meio da Inspeção Naval, que é uma atividade de cunho administrativo e consiste na verificação do cumprimento da Lei 9.537, de 11 de dezembro de 1997, das normas e regulamentos dela decorrentes e dos atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil. O propósito é assegurar a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação, no mar aberto e nas hidrovias interiores e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.


Bookmark and Share