Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
28ºC
Amanhã
21º 34º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

17/04/2014 14:17 - Atualizado em 17/04/2014 14:55

Mais 442 médicos chegam para atender 207 municípios do Estado

Cerimônia de apresentação marcou o encerramento do quarto ciclo do programa Mais Médicos

Cerimônia de apresentação marcou o encerramento do quarto ciclo do programa<br /><b>Crédito: </b> Caco Argemi / Palácio Piratini / CP
Cerimônia de apresentação marcou o encerramento do quarto ciclo do programa
Crédito: Caco Argemi / Palácio Piratini / CP
Cerimônia de apresentação marcou o encerramento do quarto ciclo do programa
Crédito: Caco Argemi / Palácio Piratini / CP

Uma cerimônia, na manhã desta quinta-feira, apresentou mais 442 médicos no encerramento do quarto ciclo do programa Mais Médicos. Estes profissionais atuarão em 207 municípios do Rio Grande do Sul. Agora, o número de médicos do programa no Estado chega a 1.065, em benefício de uma população estimada em 3,7 milhões de gaúchos e gaúchas em 378 cidades.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, exaltou o compromisso do Estado com a saúde. "O Rio Grande do Sul é um exemplo para o país. O Mais Médicos representa a segunda mudança mais importante na saúde do Brasil. A primeira foi em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Graças ao Mais Médicos, a população brasileira está tendo seus direitos constitucionais garantidos e atendidos", afirmou Chioro.

Para o governador Tarso Genro, a importância profissional e a militância em saúde pública são méritos do programa. "Prefeitos e governadores estão dedicados a recuperar as funções públicas do Estado, e a saúde é uma das principais. O Mais Médicos é uma política fundamental para o nosso povo. Queremos acolher todos com carinho, olho no olho e uma convivência comunitária", disse.

A secretária da Saúde, Sandra Fagundes, lembrou que o RS é o Estado com mais investimento em Atenção Básica do país. “Construímos isso com ampliação dos incentivos para a Estratégia de Saúde da Família, a criação do Piso Estadual da Atenção Básica e o foco no trabalho com as populações mais vulneráveis", declarou Sandra. Entre incentivos para as equipes, estrutura e material, o Governo do Estado deve repassar R$ 320 milhões aos municípios em 2014, um valor inédito para o setor.

O Mais Médicos chegou ao seu quarto ciclo, que totaliza 13.235 profissionais no país. A presidenta Dilma Rousseff aprovou a realização de mais um ciclo, voltado para municípios que não aderiram ao programa num primeiro momento ou que solicitaram mais profissionais. Este novo ciclo permitirá que o número de médicos chegue a mais de 14 mil. A previsão é de que o Rio Grande do Sul receba mais oito profissionais na última etapa, somando 1.073 médicos em 379 municípios ao final.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.