Correio do Povo

Porto Alegre, 17 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
17º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

22/04/2014 12:51 - Atualizado em 22/04/2014 13:27

Com filas, vacinação contra gripe é lançada em Porto Alegre

Meta da campanha é atingir 80% da população de risco

No Rio Grande do Sul, são mais de 3,8 milhões de doses
Crédito: André Ávila

Começou nesta terça-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), com meta de atingir 80% da população de risco. Nas primeiras horas desta terça, já havia fila no Centro de Saúde Modelo, um dos mais movimentados de Porto Alegre. O funcionário público aposentado Oswaldo Santos disse que procura se vacinar sempre nos primeiros dias. “Eu nunca mais fiquei gripado e já tenho 81 anos”, afirmou.

Já no Centro de Saúde Vila dos Comerciários, no bairro Santa Tereza, a busca estava tranquila, mas segundo a enfermeira coordenadora da unidade, Thaís Bonorino, a tendência é aumentar nos próximos dias. Até as 9h30min, 50 pessoas já haviam feito a imunização no local. Para quem tem disponibilidade de horário, ela indica que procure atendimento à tarde. A enfermeira lembrou que pessoas com febre devem esperar passar o quadro gripal para fazer a aplicação.

A estudante Giuliana Nunes, 17 anos, levou a filha de 20 dias para fazer a vacina BCG e aproveitou para se imunizar contra a gripe, já que se enquadra no grupo de risco. O auxiliar de serviços gerais Roberto da Silva, 38, chegou cedo ao Centro de Saúde Vila dos Comerciários para acompanhar Maria Vitória Pereira da Silva, 2 anos. “Vale a pena. Ela já não sente medo”, comentou.

As 55 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e as 95 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USF) têm atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos dias 25 e 26 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um posto de vacinação avançado no Largo Glênio Peres no Centro, das 9h às 17h.

A vacinação não é recomendada para pessoas que tenham reação em aplicação anterior, ou que sejam alérgicas ao ovo. A gripe é uma doença respiratória infecciosa, causada por vírus, que pode gerar complicações graves e até levar a óbito se não for tratada a tempo e adequadamente. Para se prevenir, é recomendado lavar as mãos e evitar o contato com a boca, os olhos e o nariz.

No Rio Grande do Sul, são mais de 3,8 milhões de doses. Crianças de seis meses a cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde devem fazer a imunização até o dia 9 de maio.

No ano passado, foram vacinadas 3 milhões de pessoas no Estado. Também recebem a dose os indígenas que vivem em aldeias; os profissionais de saúde, que se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população carcerária, devido aos altos índices de doenças respiratórias.


 
                                           Com filas, vacinação contra gripe é lançada em Porto Alegre / Foto: André Ávila


Bookmark and Share




Fonte: Karina Reif / Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.