Porto Alegre, sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

  • 22/04/2014
  • 18:14
  • Atualização: 18:32

Operação do MP sobre Presídio Central prende 25 pessoas

Entre os crimes investigados estão extorsão, tráfico, roubo de veículos e lavagem de dinheiro

  • Comentários
  • Samuel Vettori / Rádio Guaíba

O Ministério Público (MP) revelou que, além dos 17 cumprimentos de mandado de prisão, mais oito pessoas foram detidas em flagrante durante a operação Praefectus, deflagrada na manhã desta terça-feira no Presídio Central de Porto Alegre. Também foram apreendidos R$ 50 mil em dinheiro e quase 20 quilos de maconha, crack e cocaína.  O nome da operação - prefeito em latim - é uma referência a como são chamados os apenados que tomaram o controle de duas galerias do presídio, conforme o MP.

Dos 25, oito já eram detentos e foram notificados dentro do Presídio Central e da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. Cinco dos presos são mulheres, sendo que quatro delas são companheiras de ‘prefeitos’ ou de auxiliares deles, da 2ª e 3ª galerias do Pavilhão B do Central, dominada pela quadrilha dos ‘Manos’, alvo da operação.

Entre os crimes investigados estão extorsão, tráfico, roubo de veículos e lavagem de dinheiro. A quadrilha, conforme o MP, assumiu o comando das galerias a fim de acumular dinheiro e afastar quadrilhas inimigas nos Vales do Sinos e Paranhana.

Na casa de uma das companheiras de traficantes foram apreendidos R$ 22 mil. As ‘esposas do tráfico’ tinham, inclusive, acesso prioritário na casa prisional, sem necessidade de ingressar na fila, divulgou o MP. No sistema Consultas Integradas da Segurança Públicas, as fichas delas continham a informação de que não havia a necessidade de terem as bolsas revistadas na entrada do presídio.

Os bares em frente ao Central também foram alvos da operação. Alguns locais servem como ‘bancos do tráfico’. Nos dias de visitas, pessoas próximas aos apenados vão a esses comércios realizar pagamento de valores já especificados para cada preso.

No curso das investigações, foram presos em flagrante oito pessoas por tráfico e apreendida uma jovem de 13 anos, além de recolhidos 40kg de maconha e 11kg de cocaína. Foi também preso em flagrante um homem com um fuzil AR-15 comercializado por um apenado. Com a investigação, ainda foram recuperados três carros de luxo.

Procurada pela reportagem, a administração do Central, de acordo com o comandante interino major Dagoberto Albuquerque da Costa, informou que não vai se manifestar.

Bookmark and Share