Porto Alegre, sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

  • 24/04/2014
  • 12:37
  • Atualização: 12:41

Montadora chinesa começa obras de instalação em Guaíba

Empresa deve concluir primeiros caminhões em 2015

  • Comentários
  • Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

A montadora chinesa Foton inicia nesta quinta as obras de instalação de sua planta em Guaíba, com previsão de conclusão dos primeiros caminhões no segundo semestre de 2015. A fábrica deverá produzir ao menos 21 mil veículos por ano, sendo 15 mil deles destinados ao mercado doméstico.

Cerca de 300 empregos diretos e outros 1,2 mil indiretos serão criados nesta primeira etapa de construção da indústria, conforme contabilização da Prefeitura de Guaíba. O prefeito Henrique Tavares destaca que a implantação da fábrica resolve um problema antigo da utilização do terreno de cerca de 150 hectares – onde a Ford iria se instalar no início dos anos 2000, mas acabou trocando o Rio Grande do Sul pela Bahia.

Segundo o prefeito, foram concedidas isenções de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) à Foton, além do município arcar com serviços de terraplenagem e cercamento. Tavares, entretanto, não sabe precisar quanto será investido pelo poder público e quanto deixará de ser arrecadado. O projeto prevê ainda, após 2018, a instalação de fornecedores ao lado da fábrica, podendo produzir a partir de 2019 caminhões pesados e extrapesados.


Bookmark and Share