Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 25/04/2014
  • 20:19
  • Atualização: 20:26

Aviões russos violam o espaço aéreo da Ucrânia

Autoridades pró-ocidentais de Kiev afirmam que a Rússia prepara uma invasão

Moscou iniciou manobras na fronteira entre os dois países | Foto: Genya Savilov / AFP / CP

Moscou iniciou manobras na fronteira entre os dois países | Foto: Genya Savilov / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

Aviões russos violaram o espaço aéreo da Ucrânia várias vezes nas últimas 24 horas, informou nesta sexta-feira um porta-voz do Pentágono, no último sinal do crescente enfrentamento entre Moscou e Kiev.

"Posso confirmar que em várias ocasiões nas últimas 24 horas, aviões russos entraram no espaço aéreo ucraniano", disse o coronel Steven Warren, que pediu a Moscou que adote "medidas imediatas para distender a situação".

O secretário americano de Defesa, Chuck Hagel, tentou coordenar uma conversa por telefone com seu colega russo para discutir a crise, mas Moscou não respondeu à proposta, informou Warren.

Após a Ucrânia anunciar operações militares contra os separatistas pró-Rússia no leste do país, Moscou iniciou manobras na fronteira entre os dois países e ameaçou intervir.

As autoridades pró-ocidentais de Kiev afirmam que a Rússia prepara uma invasão ou tenta desestabilizar a situação política do país antes das eleições antecipadas convocadas para 25 de maio.

Nesta sexta-feira, um helicóptero do Exército ucraniano foi atingido por um foguete quando pousava no aeroporto de Kramatorsk (leste), e o piloto se feriu.

Já o bastião pró-Rússia de Slaviansk está sob assédio após um ataque de tanques do Exército ucraniano. Um jornalista da AFP viu soldados fortemente armados montando um posto de controle a 30 quilômetros da cidade, enquanto blindados seguiam para oeste.

Bookmark and Share


TAGS » Rússia, Mundo, Ucrânia