Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 26/04/2014
  • 12:40
  • Atualização: 13:16

Dia D contra gripe reúne milhares no Centro da Capital

Posto avançado de vacinação opera neste sábado até 17h

  • Comentários
  • Vitória Famer / Rádio Guaíba

O dia "D" da vacinação contra a gripe atraiu milhares de pessoas neste sábado no Centro de Porto Alegre. Este é o primeiro ano que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza um posto avançado de vacinação no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público. Implantado nessa sexta-feira, o centro vacinou somente ontem 1,5 mil pessoas. Hoje o local opera até as 17h.

Todas as unidades de saúde da Capital – exceto o Centro de Saúde Santa Marta e a Uinidade Básica de Saúde Santa Cecília – estarão abertas até as 17h para imunizar as pessoas que pertencem a grupos de risco. De acordo com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a vacinação não busca apenas combater a doença, mas reduzir ao máximo a mortalidade e evitar complicações causadas pelo vírus, que levam pacientes a internações hospitalares.

A SMS tem como meta imunizar pelo menos 80% da população de maior risco até 9 de maio, quando se encerra a campanha nacional de vacinação. Fazem parte desse grupo crianças de seis meses a cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde.

Para essa população prioritária, a vacina é gratuita e poderá ser feita em todas as unidades públicas de saúde. Em Porto Alegre, estão à disposição 55 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e 95 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USF), com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Bookmark and Share