Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 28/04/2014
  • 22:47
  • Atualização: 23:04

Sobe para 19 o número de mortos por tornados nos EUA

Três estados enfrentam destruição e declararam emergência pelas condições climáticas

  • Comentários
  • Agência Brasil

Pelo menos três condados do estado de Arkansas, nos Estados Unidos, decretaram situação de emergência na noite desta segunda-feira por causa dos tornados que atingem o centro e o sul do estado, além dos vizinhos Oklahoma e Iowa. Até o momento, as autoridades confirmaram a morte de 19 pessoas na região.

O governador do Arkansas, Mike Beebe, disse que, com a situação de emergência decretada, será possível reforçar o trabalho de equipes, a logística e o financiamento das operações de socorro e atenção às vítimas, bem como a limpeza e a remoção de escombros deixados pelos tornados. O decreto atinge os condados de Faulkner, Pulaski e White. Do total de vítimas fatais confirmadas, 16 residiam em Faulkner, e duas nos vizinhos estados de Oklahoma e Iowa, onde os ventos chegaram a atingir velocidades superiores a 240 km/h. Outra vítima foi confirmada no Mississipi.

Em Faulkner, cerca de 10 mil edifícios comerciais e residências sofreram danos elétricos, e nos três condados o total atinge 18 mil casas e estabelecimentos comerciais. O serviço meteorológico americano também estendeu o alerta de possibilidade de ocorrência de tornados em outras regiões dos Estados Unidos. O Presidente dos EUA, Barack Obama, que se encontra nas Filipinas em visita oficial à Ásia, enviou mensagem de condolências aos afetados pelos tornados, e colocou o governo federal à disposição dos estados atingidos para a ajuda necessária.

Bookmark and Share