Porto Alegre, sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

  • 01/05/2014
  • 14:19
  • Atualização: 14:26

Prefeito de Toronto tira licença para tratar dependência química

Novo vídeo mostra Rob Ford fumando um cachimbo de crack

  • Comentários
  • AFP

O prefeito da cidade canadense de Toronto, Rob Ford, anunciou uma licença temporária da vida pública para tratar de sua dependência de álcool.  Ele atribui ao alcoolismo os episódios escandalosos nos quais se viu envolvido recentemente, quando imagens o mostraram fumando o que parecia ser crack. "Eu tenho um problema com o álcool e com as escolhas que eu faço quando estou sob seu efeito", escreveu em comunicado transmitido na madrugada desta quinta-feira à imprensa canadense.

Ford decidiu se afastar para entrar num centro de tratamento para dependentes do álcool, informou o advogado do prefeito, Dennis Morris, a uma rede de televisão local. O prefeito não menciona diretamente o episódio em que ele foi filmado segurando um cachimbo de crack. Mas sua decisão de se afastar da vida pública ocorre praticamente ao mesmo tempo da publicação, na noite desta quarta-feira, de três reproduções de vídeo publicadas pela edição on-line do jornal Globe and Mail.

Novamente, o prefeito da quarta maior cidade da América do Norte foi filmado com o que parece ser seu ponto fraco. Quem captou o flagra foi um traficante, que o gravou no subssolo da casa da irmã do prefeito, no subúrbio de Toronto, segundo o jornal. O fornecedor de drogas teria pedido "seis dígitos" (pelo menos 100.000 dólares canadenses) pelo vídeo, mas o Globe and Mail não deixou claro se pagou ou não a quantia.

Um vídeo anterior, apreendido pela polícia no ano passado, mostrava o prefeito consumindo crack num estabelecimento frequentado por traficantes e usuários de drogas. Após ter negado insistentemente o episódio, Rob Ford enfim reconheceu seu ato. "Sim, eu fumei crack". Mas "estes erros nunca mais acontecerão", prometeu Ford à época, apresentando suas desculpas à população. Ele se comprometeu a nunca mais beber e a seguir uma dieta de emagrecimento.

Na noite de quarta-feira, Rob Ford afirmou "tentar gerenciar o problema sozinho há um ano", admitindo que agora precisa de ajuda "profissional". "Após ter refletido sobre meu bem-estar e como servir da melhor forma possível a população de Toronto, assim como sobre a felicidade de minha família, decidi me afastar da campanha e das minhas atividades de prefeito para poder buscar ajuda imediatamente", escreveu Rob Ford.

Segundo o tabloide local Toronto Sun, que citou testemunhas e publicou uma gravação sonora, o prefeito teria sido visto "completamente bêbado e agressivo" na noite da última segunda-feira. Após ter admitido seus problemas com álcool e drogas em novembro de 2013, a Câmara Legislativa da cidade decidiu, quase por unanimidade, privar Ford de todas as suas prerrogativas executivas, deixando-o apenas com o título de prefeito.

Há menos de duas semanas, diante de partidários da "Ford Nation", o político conservador-populista lançou com grandes pompas sua campanha eleitoral para a reeleição à prefeitura de Toronto.

Bookmark and Share