Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 05/05/2014
  • 13:51
  • Atualização: 14:07

Apenas 32% da população do grupo de risco se vacinou contra gripe no RS

Sexta-feira é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação

  • Comentários
  • Vitória Famer / Rádio Guaíba

A menos de uma semana para o encerramento da 16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, somente 32,3% do grupo de risco se vacinou no Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria da Saúde. Apesar da tentativa de imunizar 3,5 milhões de pessoas, 1.129.438 receberam a dose até a manhã desta segunda-feira.

A campanha, que iniciou em 22 de abril, já vacinou 216.931 pessoas em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Capital, não há previsão de prorrogação do período. A meta deste ano é a imunização de pelo menos 80% da população de maior risco. O público alvo consiste em crianças de seis meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde.

A vacinação não é recomendada somente para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou derivados. Mesmo assim, aquelas que apresentam apenas urticária depois de consumir ovos ou alimentos que contenham o produto podem receber a vacina. Neste caso, devem informar a equipe da unidade de saúde sobre essa questão. Quem estiver com febre (mesmo sendo baixa) deve esperar o desaparecimento do sintoma para se vacinar.

Bookmark and Share


TAGS » Saúde, Geral