Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 05/05/2014
  • 16:31
  • Atualização: 16:44

Aval para ampliação do Clínicas pode ocorrer até fim da semana

Chefe do Serviço de Engenharia disse que ajustes solicitados no projeto do hospital já foram entregues

Aval para ampliação do Clínicas pode ocorrer até fim da semana | Foto: HCPA / Divulgação / CP

Aval para ampliação do Clínicas pode ocorrer até fim da semana | Foto: HCPA / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Camila Kila / Rádio Guaíba

As obras de ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) podem ter início ainda em maio. A expectativa é de que a liberação para o início do trabalho ocorra até o fim desta semana. Na última quarta, uma reunião foi realizada entre representantes do HCPA e de secretarias municipais como de Urbanismo (Smurb) e Meio Ambiente (Smam). Na ocasião, foram solicitados ajustes no projeto arquitetônico.

O chefe do Serviço de Engenharia Predial e de Edificações do hospital, Fernando Martins da Silva, explicou que os detalhes técnicos foram corrigidos e o projeto com as alterações protocolado na sexta. O HCPA também providencia a complementação do laudo vegetal apresentado, que estabelece as árvores que deverão ser retiradas para que a construção ocorra. Martins fala que a previsão é de que a entrega do laudo ocorra na quarta-feira, para que a Smam possa realizar uma análise no local.

Com a liberação do projeto pela Smurb e da aprovação do laudo pela Smam, na próxima semana deve ocorrer a remoção de 249 árvores não nativas do HCPA, para que depois seja feita a limpeza do terreno e as obras comecem.

Como compensação ambiental, deverão ser plantadas árvores de espécies variadas no entorno do hospital. O chefe de engenharia destacou que, após a conclusão, 70% na área física do HCPA vai estar ampliada. A prioridade serão setores críticos, como Centros de Tratamento Intensivo (CTIs), emergências, salas de recuperação e hemodiálise. Com as novas instalações, é possível reorganizar o fluxo de pacientes e melhorar as condições de atendimento.

O prazo para conclusão da obra deve ficar em torno de 38 meses, com a inauguração prevista para 2017. O investimento é de R$ 408 milhões, oriundos de verba do governo federal.

Bookmark and Share