Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 07/05/2014
  • 18:53
  • Atualização: 19:19

Julgamento de recurso para anulação de concurso na Ufrgs é adiado

Alegando falhas na seleção, estudantes seguem ocupando direção da Faculdade de Direito

  • Comentários
  • Camila Kila / Rádio Guaíba

O pedido de vista de um dos conselheiros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) adiou a votação do recurso que pede a anulação do concurso para professor na disciplina de Criminologia e Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O recurso, que tinha exame previsto para a tarde desta quarta-feira, deve entrar na pauta do próximo encontro, em 15 dias.

O recurso foi motivado por suspeita de falhas no certame, que levaram estudantes de Direito a iniciar uma ocupação na diretoria na segunda-feira. Eles pedem a anulação do concurso, o afastamento de parte dos diretores e a abertura de processo administrativo. Agora, os alunos devem avaliar se mantêm o acampamento na sala e antessala da direção e na sala dos professores. Uma assembleia ocorre a partir das 19h.

O Centro Acadêmico André da Rocha (Caar), da Faculdade de Direito, informou que o movimento teve início ainda no ano passado, após indícios de falta de irregularidades no concurso realizado em dezembro. Durante o processo seletivo, segundo os alunos, um dos integrantes da banca deu nota máxima a apenas um candidato e atribuiu conceito baixo aos demais.

Os dois professores externos da banca se manifestaram pela não homologação do concurso na ata de conclusão dos trabalhos. Posteriormente, assinaram declaração afirmando terem se sentido constrangidos pela forma como foi conduzido o processo, citando que manifestações do presidente da banca comprometeram a imparcialidade da seleção.

Bookmark and Share