Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 08/05/2014
  • 23:35
  • Atualização: 00:22

Índia admite que Nova Délhi está tão poluída quanto Pequim

Estudo aponta a má qualidade do ar nas duas cidades

Nova Délhi é uma das cidades mais poluídas do mundo | Foto: Raveendran / AFP / CP

Nova Délhi é uma das cidades mais poluídas do mundo | Foto: Raveendran / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

A autoridade indiana de controle da qualidade do ar admitiu, nesta quinta-feira, que Nova Délhi tem poluição comparável à de Pequim, mas negou que seja a capital mais poluída do mundo. A declaração foi dada após a apresentação de um estudo sobre 1.600 cidades de 91 países, publicado na quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que revelou a concentração média anul de partículas finas PM2,5, com 153 microgramas por metro cúbico na cidade.

 Essas partículas de menos de 2,5 mícrons, podem entrar na corrente sanguínea e penetrar  nos pulmões. Sua presença aumenta o risco de bronquite crônica, câncer de pulmão e doenças cardíacas.

"Se compararmos as médias nacionais para 2011-2014, então, as duas cidades são praticamente iguais", disse Gufran Beig, encarregado do organismo público System of Air Quality Weather Forecasting and Research (SAFAR). Ele negou, no entanto, a cifra de 153 microgramas por m3 de PM 2,5 e a estimou entre 110 e 120.

Segundo Beig, a taxa de Pequim - de 56 - está subestimada e deveria ser pelo menos o dobro, levando-se em conta números da embaixada americana na capital chinesa. Ele acresentou que no verão e durante as monções a qualidade do ar na capital indiana é melhor que o da cidade chinesa, ao contrário do que acontece no inverno. 

Entre as cidades mais poluídas do mundo estão Karachi, no Paquistão, com uma taxa de 117 PM2, e as cidades indianas de Gwalior, Patna e Raipur, que alcançam 144, 149 e 134, respectivamente. Em comparação, Londres tem uma taxa média anual de PM 2,5 de 16.



Bookmark and Share