Porto Alegre, terça-feira, 21 de Outubro de 2014

  • 09/05/2014
  • 11:32
  • Atualização: 11:55

Exército nigeriano ignorou avisos de sequestro, diz Anistia Internacional

Poucos recursos e um suposto temor de enfrentar grupo islamita seriam as causas da falta de ação militar

Protestos pedem ajuda para que garotas sequestradas sejam encontradas | Foto: Leon Neal / AFP / CP

Protestos pedem ajuda para que garotas sequestradas sejam encontradas | Foto: Leon Neal / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O exército da Nigéria ignorou os avisos de que o grupo Boko Haram iria realizar um ataque no dia 14 de abril contra uma escola, onde sequestrou mais de 200 adolescentes, advertiu nesta sexta-feira a Anistia Internacional, organização não governamental que defende os direitos humanos. "A Anistia Internacional ouviu testemunhos incriminadores que revelam que as forças de segurança nigerianas não reagiram a avisos prévios sobre o ataque armado do Boko Haram a um internato público em Chibok que levou ao sequestro", indicou a organização.

A Anistia acrescentou que verificou as informações sobre o sequestro com fontes confiáveis. "O quartel-general do exército nigeriano em Maiduguri estava ciente sobre o ataque iminente pouco depois das 19h (15h em Brasília) de 14 de abril, quase quatro horas antes de o Boko Haram lançar o ataque à cidade", afirmou. O exército, no entanto, não pôde reunir as tropas necessárias para impedir o ataque "devido à falta de recursos e a um suposto temor de enfrentar" os islamitas, "frequentemente mais bem equipados", segundo a Anistia.

Os 17 militares de Chibok foram dominados pelos criminosos e precisaram se retirar, acrescentou a organização com sede em Londres. "O fato de que as forças de segurança foram alertadas sobre o ataque iminente do Boko Haram, mas não puderam dar a resposta imediata necessária para detê-lo, só aumentará o clamor nacional e internacional por este crime horrível", antecipou Nesat Belay, diretor de investigação e defesa para a África da Anistia Internacional.

Bookmark and Share