Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 09/05/2014
  • 20:16

Acidente faz coração de homem girar 90º à direita

Acúmulo de ar na pleura foi o que fez com que o coração estivesse no lugar errado

  • Comentários
  • AE

O "The New England Journal of Medicine" apresentou nessa quinta-feira, 8, o caso de um homem de 48 anos que sofreu uma rotação no coração após um acidente de moto. O problema foi relatado por médicos da Universidade de Pádua, na Itália.

De acordo com a publicação, o homem foi encaminhado ao departamento de emergência para trauma torácico após um acidente de moto. Por meio de exames como ausculta cardíaca e eletrocardiograma, os médicos avaliaram que o paciente tinha uma dextrocardia - anomalia congênita em que o coração está virado para o lado direito do corpo. Mas uma radiografia do tórax e a tomografia computadorizada mostraram que o órgão havia sofrido uma rotação de 90º para a direita.

O paciente foi submetido à remoção do baço e drenagem da pleura - membrana que envolve o pulmão. Os médicos concluíram que o acúmulo de ar na pleura foi o que fez com que o coração do paciente estivesse no lugar errado. Após 24 horas da drenagem pleural, o coração do homem voltou para a esquerda, retomando a posição original com a recuperação anatômica e fisiológica completa dos vasos sanguíneos.

Bookmark and Share


TAGS » Saúde, Mundo