Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 13/05/2014
  • 14:59
  • Atualização: 15:00

Linha de frente da BM na Copa será formada por duas unidades

Batalhão Copa e Batalhão Especial de Pronto Emprego atuarão a partir do dia 15

Linha de frente da BM na Copa será formada por duas unidades | Foto: Paulo Nunes

Linha de frente da BM na Copa será formada por duas unidades | Foto: Paulo Nunes

  • Comentários
  • Correio do Povo

A linha de frente da Brigada Militar na Copa do Mundo em Porto Alegre será formada por duas unidades temporariamente criadas para atuar durante o evento. Tratam-se do Batalhão Copa (BCOPA) e do Batalhão Especial de Pronto Emprego (BEPE) que vão iniciar as atividades já a partir desta quinta, dia 15.  Em café da manhã com a imprensa nesta terça no quartel-general da corporação, o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes revelou que existirão nove bases de atendimento ao turista, situadas na Estação Rodoviária, Largo Glênio Perez, Praça da Matriz, Praça da Alfândega, Estação Fan Walk no Viaduto Dom Pedro I, Praça Isabel Católica, Mirante do Morro Santa Tereza, Barra Shopping Sul e Usina do Gasômetro.

O BCOPA terá 1,4 mil policiais militares, sendo responsável pelo atendimento às seleções com acompanhamento e escolta, além de policiamento específico em hotéis, áreas de maior fluxo de turistas na cidade, nas nove bases de apoio ao turista, na Fan Fest no Anfiteatro Pôr-do-Sol e no interior do Estádio Beira-Rio, onde estarão 200 PMs caso seja requisitados pela coordenação de segurança da Fifa.

Já o BEPE terá 1,7 mil policiais militares oriundos do 1º BOE de Porto Alegre, 2ºBOE de Santa Maria e do 3º BOE de Passo Fundo, além dos chamados Pelotões de Operações Especiais. Todos foram treinados e capacitados para o restabelecimento da ordem pública em caso de distúrbios civis, mas sendo garantido o direito às manifestações pacíficas. O atendimento de condutas delituosas e acolhimento e cuidado ao turista também estão entre suas atribuições.

No total serão em torno de 5 mil policiais militares encarregados de garantir a segurança da Copa do Mundo na Capital. Além do BCOPA e BEPE, o efetivo do policiamento ostensivo normal estará mobilizado. O coronel Fábio Duarte Fernandes destacou ainda atenção especial de policiamento para a Serra, principal destino turístico dos visitantes durante o evento.

O comandante-geral da BM apresentou também o plano envolvendo as áreas que devem ficar interditadas e de acesso ao Beira-Rio. Entre elas está o Caminho da Copa (Fan Walk) que sai do Largo Glênio Peres, no Centro, e vai até o estádio pela avenida Borges de Medeiros. Já a avenida Edvaldo Pereira Paiva terá o trânsito proibido a partir da Ipiranga. O entorno do estádio será fechado no viaduto Dom Pedro I, na esquina com José de Alencar, ingressando a pé apenas quem estiver com ingressos para as partidas. Vindo da Zona Sul, o trânsito será bloqueado na Padre Cacique. Dois postos de verificação veicular serão montados na área para liberar apenas veículos autorizados.

Bookmark and Share