Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

21/05/2014 09:42 - Atualizado em 21/05/2014 10:01

Após 50 anos, entra no ar meio de comunicação independente em Cuba

Portal online é da blogueira opositora Yoani Sánchez

Portal online é da blogueira opositora Yoani Sánchez<br /><b>Crédito: </b> Jose Castañares / AFP / CP
Portal online é da blogueira opositora Yoani Sánchez
Crédito: Jose Castañares / AFP / CP
Portal online é da blogueira opositora Yoani Sánchez
Crédito: Jose Castañares / AFP / CP

O primeiro meio de comunicação independente em 50 anos em Cuba, o portal de notícias "14ymedio" da blogueira opositora Yoani Sánchez, foi lançado nesta quarta-feira, desafiando o controle do governo comunista. "É fruto da evolução de uma aventura pessoal que se transformou em um projeto coletivo", afirma na apresentação o portal, que entrou no ar às 8h5min locais (9h5min de Brasília).

A primeira edição inclui uma reportagem sobre a violência noturna em Havana e uma entrevista com o escritor opositor Ángel Santiesteban, preso sob acusações de violência dentro da família, assim como uma carta de jornalistas e escritores estrangeiros, incluindo o Prêmio Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa, para que o governo "respeite o direito" de existência do portal.

"Quando se realiza um projeto que foi desejado por muito tempo, vem a sensação de que devemos traçar novas metas. 14ymedio.com foi minha obsessão por mais de quatro anos", escreveu Sánchez em um artigo publicado no site.

"Hoje alcancei um sonho (...), um espaço jornalístico no qual muitos colegas me acompanham. Nasce com o desejo de chegar a muitos leitores dentro e fora de Cuba, de oferecer um espectro completo de notícias, colunas de opinião e dados sobre a realidade de nossa Ilha. Dará muito trabalho, não há dúvidas. Cresceremos pouco a pouco, tentando fazer com que a qualidade acompanhe cada conteúdo publicado", acrescentou Sánchez.

O surgimento do novo meio de comunicação, que também será distribuído em pendrives de mão em mão e por e-mail, foi ignorado até agora pelo governo de Raúl Castro e pelos meios de comunicação da ilha, todos sob controle estatal. A filósofa e blogueira de 38 anos ganhou fama internacional com seu blog "Generación Y", o que lhe valeu vários reconhecimentos no exterior. A imprensa independente foi silenciada na ilha no início da década de 1960 por Fidel Castro.


Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.