A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverão estar juntos, em Porto Alegre, provavelmente no dia 6 de junho. Lula terá atividade partidária na Capital e Dilma deverá aproveitar uma agenda institucional em Porto Alegre para encontrar o seu antecessor. Entre esta quarta-feira e amanhã, o Palácio do Planalto confirmará a agenda da presidente no Rio Grande do Sul.
A presença de ambos na Capital não será casual. Dilma e Lula estarão em Porto Alegre para participar da pré-convenção do PT gaúcho, quando será lançada a candidatura majoritária liderada pelo governador Tarso Genro, em local ainda a ser definido pelo diretório do partido. Inicialmente a pré-convenção estava marcada para o dia 7 de junho.
A passagem de Dilma e Lula integra estratégia elaborada pelo PT nacional para esquentar a campanha à reeleição da presidente, colocando-os juntos após os rumores de desajustes movidos pelos discursos 'volta Lula'. O plano é priorizar os principais colégios eleitorais do país. São Paulo, Bahia, Paraná e Pernambuco estão na mira, além do Rio Grande do Sul. A largada da estratégia deve acontecer em Belo Horizonte, no dia 30 de maio.
De acordo com a proposta, os eventos acontecerão fora do horário de expediente. No caso de encontros durante a semana, a ideia é que Dilma participe de agenda oficial durante o dia e, à noite, esteja livre para ato público ao lado de Lula e dos pré-candidatos aos governos estaduais.
No início do mês, durante encontro nacional do PT, Lula afirmou estar à disposição da presidente para fazer campanha pelo país. Ele disse também que não se sentirá desconfortável nos estados onde a base aliada tenha mais de um candidato. A convenção nacional do PT está agendada para o dia 21 de junho.