Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 21/05/2014
  • 23:40
  • Atualização: 23:46

Ações da Operação Lei Seca serão intensificadas na Copa

Blitzes serão feitas fora do horário convencional

  • Comentários
  • Agência Brasil

 A Operação Lei Seca vai itensificar a atuação durante a Copa do Mundo e colocará todo o seu efetivo nas ruas, nos dias de jogos da seleção brasileira. Em torno de 250 agentes vão percorrer durante todo o dia áreas estratégicas da região metropolitana do Rio de Janeiro e no interior do estado, levando a mensagem da campanha.

A operação dará atenção especial ao Maracanã e imediações, onde se concentra um número maior de pessoas. O símbolo do projeto, o tradicional balão da Lei Seca, ganhará tons de verde e amarelo e aparência de uma bola de futebol, em referência ao Mundial.Durante as operações, os motoristas receberão o material informativo com ventarolas e adesivos destacando os riscos da mistura de álcool e direção.

 "As campanhas educativas serão divulgadas antes das partidas do Brasil, em locais com grande concentração de torcedores. As blitzes terão início imediatamente após o término dos jogos, ainda com o dia claro", disse o o coordenador da Operação Lei Seca, otenente-coronel Marco Andrade, completando que o objetivo também é lembrar a importância de comemorar, mas com segurança.

O planejamento das ações da Lei Seca para a Copa inclui nove equipes de fiscalização, com cerca de 200 agentes, sendo cinco de educação, compostas por 50 pessoas, incluindo voluntários cadeirantes. A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização permanente, iniciada em março de 2009. Desde então, até a madrugada desta quarta-feira, 1.497.455 motoristas foram abordados, 289.910 multados, 59.618 veículos rebocados e 111.303 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida.

Ao todo 118.077 condutores sofreram sanções administrativas, sendo que 3.787 deles também sofreram sanções criminais. Os agentes realizaram 1.306.550 testes com o etilômetro (bafômetro).

Bookmark and Share