Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 22/05/2014
  • 18:00
  • Atualização: 18:22

EPTC bloqueia mais de 1,3 mil cartões Tri por mau uso em Porto Alegre

Casos serão analisados individualmente e, constatada irregularidade, processo será aberto e encaminhado ao MP

  • Comentários
  • Camila Kila/Rádio Guaíba

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou 1.370 cartões do sistema TRI em razão de mau uso no período de um ano em Porto Alegre. Os problemas envolvem o Vale Transporte, o Passe Antecipado e o segmento de isenções, no chamado “esquema de aluguel”. Atualmente, em razão da legislação, de cada 100 passageiros, 1/3 não paga tarifa.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, explica que o pente-fino no uso dos cartões busca preservar a integridade do sistema, garantindo uma maior segurança para o usuário.

“Este tipo de ação, uma fraude, sobrecarrega o sistema, pesa na tarifa, prejudicando a grande maioria dos usuários do transporte coletivo. Continuamos atentos para coibir essas atividades irregulares”, disse.

O acompanhamento da utilização dos cartões é realizado diariamente pela EPTC, que filtra e cruza os dados com as atividades dos operadores de cada ônibus. No caso de irregularidades, pode haver a cassação do benefício.

Quando ocorre mau uso do TRI, o dono do cartão é chamado pela empresa para conferir se houve algum furto ou extravio. Constatada irregularidade, é aberto um processo, encaminhado ao Ministério Público.

Bookmark and Share