Porto Alegre, quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

  • 23/05/2014
  • 08:14
  • Atualização: 08:30

PT dá prazo para PTB indicar vice de Tarso

Petistas dizem a aliado que é preciso encontrar nome de consenso até dia 6

PTB quer Kelly Moraes como vice | Foto: Lula Heifer / Gazeta do Sul / CP

PTB quer Kelly Moraes como vice | Foto: Lula Heifer / Gazeta do Sul / CP

  • Comentários
  • Flávia Bemfica / Correio Do Povo

O comando da campanha à reeleição do governador Tarso Genro (PT) pressiona internamente para que a chapa majoritária seja conhecida ainda antes do dia 6 de junho, quando ocorrerá a pré-convenção do PT. A ideia é que no início da próxima semana os nomes estejam decididos. Já as repartições nas chapas proporcionais devem ser fechadas hoje. O objetivo é conter o desgaste público gerado pela demora do PTB em escolher o nome do vice e pelo movimento de petistas (com apoio de petebistas) que questiona o fato de o PC do B ter a indicação do senador na chapa de Tarso.

Ontem, na reunião da executiva do PTB, ganhou ainda mais força o nome da ex-prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes, para vice de Tarso. O deputado Luís Augusto Lara, que até o início da semana era o nome certo para concorrer, insiste em disputar a reeleição à Assembleia. Diante disso, a legenda julga que está perdendo pontos nas negociações porque Lara é o segundo petebista a recusar a vaga (ele foi a opção do governo após o ex-senador Sérgio Zambiasi declinar do convite).

O PTB convocou reunião ampliada da executiva para segunda-feira, após a qual deverá apresentar o nome. "Na segunda vão estar todas as pessoas que decidem", informou o presidente estadual, deputado Luiz Carlos Busato. A direção partidária, contudo, leva em conta a possibilidade de que o nome de Kelly seja questionado. "Em tese, nada impede que, até a convenção, em 21 de junho, um grupo de filiados apresente outro nome para vice. Nesse caso, seria votado na convenção", ressalvou Busato.

O presidente estadual do PT e coordenador geral da campanha de Tarso, Ary Vanazzi, não trabalha com a possibilidade de mais mudanças e traduz a pressa do comando petista. "Cada partido tem suas instâncias, há uma opinião muito clara do Lara em disputar a reeleição e o PTB está trabalhando mais forte agora com o nome da Kelly, mas eles têm que decidir isso. No dia 6 vamos fazer o anúncio da chapa."

Bookmark and Share


TAGS » Política, PT, PTB