Correio do Povo

Porto Alegre, 2 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
14º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Rural

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

24/05/2014 09:05 - Atualizado em 24/05/2014 09:20

Fiscalização integral da produção leiteira gaúcha sob ameaça

Restrições da lei eleitoral podem barrar implementação imediata de projeto

As restrições impostas pela legislação eleitoral podem atrapalhar os planos do governo estadual de implementar de forma imediata o projeto piloto de fiscalização permanente dentro dos três maiores laticínios com inspeção estadual no RS, o Santa Rita Laticínios (Estrela), o Laticínios Frizzo (Planalto) e o Laticínios Seberi (Seberi).

Concluído no dia 14, o estudo técnico da Secretaria da Agricultura (Seapa) prevê a contratação de nove veterinários para atuação full time dentro das empresas. Admissões no serviço público, contudo, são vedadas até o término do processo eleitoral, em outubro. Com isso, o Estado tenta criar uma alternativa para que o projeto não fique parado.

De acordo com o secretário-adjunto da Agricultura, Aureo Mesquita, está em estudo a utilização dos concursados até que passe o período de restrição. Para isso, seria necessária uma reengenharia de recursos humanos, já que os concursados foram destinados a atividades previamente estabelecidas dentro de um planejamento estratégico da Seapa. Segundo ele, o Departamento de Defesa Animal (DDA) deve se manifestar sobre a viabilidade desta possibilidade na semana que vem. "Entendemos que é a estratégia mais adequada e que pode fortalecer a cadeia produtiva do leite", disse.

Nos últimos 12 meses, o setor foi alvo de cinco operações contra fraudes, especialmente no transporte. Na última fase, indústrias foram implicadas pelo Ministério Público em adulterações. O projeto piloto está na Casa Civil, sem data prevista para chegar à Secretaria da Fazenda (Sefaz), onde será submetido à análise financeira do Grupo de Assessoramento Especial (GAE).

Bookmark and Share


Fonte: Patrícia Meira / Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.