Porto Alegre, terça-feira, 21 de Outubro de 2014

  • 24/05/2014
  • 18:12
  • Atualização: 13:09

Domingo começará gelado e instabilidade retorna

Mínimas na Capital devem ficar entre 5ºC e 7ºC

  • Comentários
  • Metsul

O Rio Grande do Sul teve neste sábado a madrugada mais fria do ano e o segundo dia com marcas negativas de 2014. O Estado terá outra madrugada gelada neste domingo. Bom Jesus promete a mínima de -1ºC, a mais baixa do Estado; Caxias do Sul terá mínima de 2,5ºC e Alegrete 3,2ºC. Acompanhando a nebulosidade continuar e há chances de novas marcas negativas em baixadas da Serra e dos Aparados.

Pode gear na maioria das regiões, como em zonas rurais da região Metropolitana de Porto Alegre. As mínimas na Capital devem ficar entre 5ºC e 7ºC enquanto na maior parte do interior estarão abaixo de 5ºC. A probabilidade de nevoeiro isolado ao amanhecer na área metropolitana e interior é grande.

El niño

O NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera), órgão oficial de previsão de tempo e clima do governo dos Estados Unidos, emitiu um “El Niño watch”. Significa que nos próximos seis meses existe a possibilidade de instalação do fenômeno de águas mais quentes que a média na superfície do Pacífico Equatorial.

Historicamente, eventos de El Niño trazem chuva acima da média no Estado, sobretudo no inverno e na primavera no primeiro ano do episódio. Em 2009, choveu demais entre agosto e novembro no último El Niño.

O aviso do NOAA não é surpresa. Desde o final do ano passado modelos de clima já começavam a sinalizar que em 2014 o “menino” poderia retornar e as projeções mantiveram até agora a tendência.

Como as projeções para o Pacífico Equatorial nesta época do ano são menos confiáveis é cedo tanto para garantir que haverá El Niño como seria sua intensidade em caso de caracterização de um episódio mais tarde neste ano. O último evento de El Niño foi entre 2009/2010, seguido de um episódio de La Niña e de um quadro de neutralidade (vulgarmente chamado de La Nada) nos últimos dois anos.

Bookmark and Share