Correio do Povo

Porto Alegre, 25 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
10ºC
Amanhã
17º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

26/05/2014 07:54 - Atualizado em 26/05/2014 07:59

População do Egito começa a votar em eleição presidencial

Favorito é o marechal Abdel Fatah al-Sisi, que comanda o país desde julho de 2013

Candidato favorito é marechal Abdel Fatah al-Sisi<br /><b>Crédito: </b> Marwan Naamani / AFP / CP
Candidato favorito é marechal Abdel Fatah al-Sisi
Crédito: Marwan Naamani / AFP / CP
Candidato favorito é marechal Abdel Fatah al-Sisi
Crédito: Marwan Naamani / AFP / CP

Os locais de votação abriram as portas nesta segunda-feira no Egito para uma eleição presidencial que tem a vitória certa do ex-comandante do exército Abdel Fatah al-Sisi, que tem apenas um rival, Hamden Sabahi.

O marechal Sisi, agora na reserva, comanda o país desde que destituiu em 3 de julho de 2013 o islamista Mohamed Mursi, único presidente eleito democraticamente no Egito.  Sisi tem grande popularidade no país desde que comandou a repressão implacável aos partidários de Mursi, em particular a Irmandade Muçulmana.

As zonas eleitorais abriram às 9h (3h de Brasília) e muitas filas eram observadas no Cairo, com homens e mulheres em espaços separados. A votação prosseguirá até terça-feira.

Analistas consideram que Sisi terá uma ampla vitória contra o único rival, o líder de esquerda Hamden Sabahi. O marechal da reserva encarna para muitos egípcios a mão firme que devolverá a estabilidade ao país, após três anos de "caos" e de crise econômica posteriores à revolta de 2011, que derrubou o ex-presidente Hosni Mubarak.

Os ativistas dos direitos humanos consideram, no entanto, o atual governo egípcio, dirigido de fato pelo exército, mais autoritário que o regime de Mubarak.

Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.