Porto Alegre, sábado, 20 de Dezembro de 2014

  • 26/05/2014
  • 14:25
  • Atualização: 14:28

Alunos da UFFS bloqueiam trânsito na ERS 135 em Erechim

Estudantes querem construção de trevo em direção a novo campus da universidade

Estudantes realizam bloqueios na rodavia desde o começo da manhã | Foto: Banhur Santins / Especial CP

Estudantes realizam bloqueios na rodavia desde o começo da manhã | Foto: Banhur Santins / Especial CP

  • Comentários
  • José Adelar Ody / Correio do Povo

Cerca de 150 estudantes da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) bloqueiam o trânsito no km 7 da ERS 135 na saída de Erechim em direção a Getúlio Vargas, na região Norte do Estado, desde a manhã desta segunda-feira. Eles reivindicam que seja encontrada uma alternativa que viabilize a construção do trevo de acesso da rodovia às novas instalações do campus do município.

Os bloqueios começaram por volta das 8h30min. A rodovia era fechada a cada 30 minutos com liberação de alguns minutos para desafogar o trânsito nos dois sentidos, seguido de novo bloqueio de 30 a 45 minutos. Os estudantes distribuem panfletos explicando a situação estão aos motoristas. Algumas turmas chegaram a ter aulas normais.

O presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Darlan Soares, disse que os alunos aguardam pela construção do trevo que teria sido prometido há quatro anos. No momento não há liberação da Fepam, pois o local é considerado área de preservação ambiental. “Há um erro de projeto” disse o dirigente do DCE.

O DCE aguarda ainda para hoje uma posição da reitoria - instalada no campus de Chapecó (SC) - ou do próprio do Governo do Estado. Caso não ocorra, os acadêmicos deverão iniciar uma sequência de eventos em protesto pelo que chamam de “descaso em relação a estas questões”. Darlan Soares anunciou que haverá nova manifestação na noite desta segunda-feira, a partir das 19h com bloqueio do trânsito na avenida Sete de Setembro, em frente ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade, onde funciona a principal unidade da UFFS na área urbana de Erechim. Novos bloqueios podem ocorrer após às 21h, ressaltou Soares.

O diretor do campus da UFFS em Erechim,o professor Ilton Benoni da Silva, considera legítima a manifestação dos alunos e diz que “a expectativa é pela realização das obras do trevo e da duplicação” do trecho da ERS 135 do campus até Erechim. O diretor afirmou ainda que os alunos estão ansiosos para ocupar o novo espaço da instituição, principalmente aqueles que estão na fase de conclusão de curso que poderiam acessar novas instalações onde encontram-se também os laboratórios. Apesar da manifestação, as aulas no campus não foram canceladas nesta segunda-feira.

Bookmark and Share


TAGS » Trânsito, Geral