Porto Alegre, domingo, 26 de Outubro de 2014

  • 26/05/2014
  • 16:34
  • Atualização: 16:53

PTB decide apoiar candidatura de Olívio Dutra ao Senado

Decisão foi tomada na reunião de executiva do partido

PTB decide apoiar candidatura de Olívio Dutra ao Senado | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

PTB decide apoiar candidatura de Olívio Dutra ao Senado | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

  • Comentários
  • Flávia Bemfica / Correio do Povo

O PTB gaúcho decidiu que vai apoiar o nome do ex-governador Olívio Dutra (PT) para candidato ao Senado da chapa encabeçada por Tarso Genro. A decisão foi tomada na reunião de executiva do partido que terminou na tarde desta segunda. A posição oficial já foi comunicada aos integrantes do comdando de campanha. Com isso, está aberta a disputa com o PC do B dentro da chapa, que indicou Emília Fernandes.

No último dia 22, o presidente estadual do PT, Ary Vanazzi, admitiu que há um tensionamento de alguns setores do partido para que Olívio concorra ao Senado. No entanto, disse que o governo não quer desarranjar a atual aliança com o PC do B. Vanazzi admitiu também que o ex-governador é o único, no PT, que poderia "unificar todo mundo". "Mas ele tem me reafirmado que não é candidato", acrescentou.

Como não querem voltar atrás no acordo firmado com o PC do B em 2013, os petistas gostariam que os comunistas tomassem a iniciativa de abrir mão do Senado. "Eles não querem debater isso", diz Vanazzi. A presidente estadual do PC do B, deputada Manuela D'Ávila, defende a viabilidade da candidatura de Emília. "Ela conhece o Brasil, é a única candidata da presidente Dilma (Rousseff), e a única mulher na disputa. Tem gente que não tem candidato a presidente, e, na verdade, nem ao governo", assinalou. Questionada sobre qual seria a chance de o PC do B procurar pelo comando petista para informar que abriria mão da candidatura de Emília em favor de Olívio, a deputada respondeu: "Assim, desta maneira, nenhuma".


Bookmark and Share