Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 27/05/2014
  • 08:38
  • Atualização: 08:56

Inep estuda mudar divulgação do Enem

A ideia é incluir, além das notas, indicadores socioeconômicos e de qualidade das escolas e professores

Proposta é ampliar a divulgação de dados relacionados à escola e ao ensino  | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

Proposta é ampliar a divulgação de dados relacionados à escola e ao ensino | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

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  • Correio do Povo

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), José Francisco Soares, planeja mudar a forma de divulgar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das notas, já divulgadas, anualmente, a ideia é que indicadores socioeconômicos e de qualidade das escolas e dos professores façam parte das informações publicadas após o exame. "Existem mais dados sobre as escolas, que a sociedade precisa conhecer; e temos de colocá-los à disposição das famílias", afirmou.

As informações, segundo ele, podem permitir que outros critérios, além das notas, sejam levados em consideração nos rankings, por exemplo. "O ranking é uma forma de síntese dos dados. É uma coisa que é feita e continuará sendo feita. Mas é possível atuar com diferentes recortes." Para ele, a inclusão de novos indicadores pode mostrar o quanto o desempenho de determinadas escolas pode estar ligado ao contexto socioeconômico.

A mudança é uma demanda feita pelo presidente e que, agora, está sendo estudada pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), mas não há confirmação de que ela possa ocorrer ainda neste ano. O Inep ainda analisa quais indicadores podem ser usados na divulgação. Além de dados socioeconômicos, outro índice que pode ser usado se refere à qualidade dos docentes. "Para definir a escola temos de definir o aluno e também o professor, as condições que ele tem. Isso tudo impacta o aprendizado dos alunos nas escolas."



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TAGS » Educação, Enem, Ensino