Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
14º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Ensino

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

27/05/2014 18:25 - Atualizado em 27/05/2014 18:26

Ufrgs sobe em ranking das melhores universidades da América Latina

Universidade gaúcha saltou do 14º no ano passado para a décima colocação

Ufrgs sobe em ranking das melhores universidades da América Latina<br /><b>Crédito: </b> Ramon Moser / Divulgação / CP
Ufrgs sobe em ranking das melhores universidades da América Latina
Crédito: Ramon Moser / Divulgação / CP
Ufrgs sobe em ranking das melhores universidades da América Latina
Crédito: Ramon Moser / Divulgação / CP

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) pulou do 14º para o 10º lugar no ranking de universidades latino-americanas do grupo Quacquarelli Symonds (QS) University Rankings, uma publicação britânica que faz alguns dos principais rankings universitários do mundo.

Houve mudança também no topo da tabela. A Universidade de São Paulo (USP) perdeu a primeira posição para a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC).  A USP ocupava a primeira posição desde que o ranking da América Latina havia sido criado, em 2011 - neste ano aparece em segundo lugar.

Segundo o QS, embora a USP se destaque no número de pesquisas publicadas, UC liderou neste ano por causa do impacto das pesquisas, com citações de artigos em publicações internacionais. A UC também apresentou um bom número de alunos em sala de aula por professor e teve bons índices de citação na internet (Webometrics).

As outras universidades mais bem no ranking colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que se manteve no 3º lugar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que saiu do 8º em 2013 para o 4º lugar em 2014, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que saiu do 11º lugar no ano passado para o 9º neste ano. As universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) empataram em 10º lugar neste ano.

Segundo o editor sênior do site de rankings do WS, Danny Byrne, a queda da USP não é uma "indicativa de uma tendência geral para as instituições brasileiras." O Brasil aparece neste ano com 10 das 20 melhores universidades da América Latina - duas a mais que no ano passado. Ele explica que o indicador em que as universidades brasileiras lideram é o número de artigos por docente, o índice que mede a produtividade em pesquisa.

"As oito melhores instituições neste indicador são brasileiras, com apenas a Universidade do Chile no top 10. A USP melhorou sua posição no QS World University Rankings, nos últimos quatro anos, passando da colocação 207ª, em 2009, para a 127ª posição, em 2013", pondera Byrne.

O ranking latino-americano lista, ao todo, 300 instituições de ensino. Os países que possuem mais universidades na lista são Brasil (88), México (69), Colômbia (51), Chile (40), Argentina (39), Peru (17), República Dominicana (11), Equador (11), Venezuela (9).

 Bookmark and Share


Fonte: AE






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.