Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 28/05/2014
  • 00:18
  • Atualização: 00:21

Quarta-feira deve começar com muito frio e nevoeiro em pontos do RS

Sol aparece à tarde em todas as regiões e marcas serão amenas

  • Comentários
  • Metsul

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas vários pontos do Estado devem ter a presença de nevoeiro em horas da madrugada e da manhã. A restrição de visibilidade pode ser importante em diversos locais, causando transtornos no trânsito e em aeroportos. Com o avanço da manhã, contudo, a cerração se dissipa e dá lugar ao sol.

O dia começará muito frio na maioria das regiões e pode ocorrer geada em regiões como Fronteira, Noroeste, Planalto Médio, Serra e Aparados. Apesar do amanhecer gelado, a quarta-feira deve ter uma tarde com marcas amenas.

As mínimas rondam 1°C em São José dos Ausentes e 3°C em Cruz Alta. As máximas, por sua vez, devem alcançar 20°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 8°C e 19°C.

Nessa terça-feira, Porto Alegre e região, assim com vários pontos do interior, começaram o dia sob forte nevoeiro. Na Região Metropolitana, o metrô operou com velocidade reduzida, motoristas dirigiram com faróis acesos e o aeroporto suspendeu pousos e decolagens.

O cenário era muito propício à cerração. Sondagem por balão, às 9h no aeroporto, mostrou diversas pequenas inversões térmicas até 2.700 metros de altitude, o que favoreceu não só o nevoeiro como sua longa duração. Em superfície, às 9h fazia 9ºC, mas a 560 metros de altitude a temperatura era de 11,2ºC.

O Salgado Filho informou nevoeiro (fog ou FG no código de aviação) das 2h55min a 10h30min. O momento máximo de restrição de visibilidade se deu entre 4h e 6h da manhã com apenas 200 metros. Na Base Aérea de Canoas caiu a só 100 metros.

As condições seguem favoráveis a nevoeiro no Estado hoje, amanhã e sexta, assim como no começo da próxima semana. A localização do fenômeno e a intensidade vão variar de um ponto para outro, conforme o dia.

Bookmark and Share