Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
13º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

29/05/2014 13:37 - Atualizado em 29/05/2014 13:40

Representantes do grupo que ocupa escritório da Eletrobras será recebidos em Brasília

Reunião ocorre às 15h na presença do ministro Gilberto Carvalho

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), acampados no escritório da Eletrobras no município de Alecrim, no Norte do Estado, desde quarta-feira, serão recebidos nesta quinta-feira em Brasília. Segundo a coordenadora do movimento, Neucléia de Oliveira, a ocupação ocorre como protesto à construção da barragem Complexo Garabi/Panambi, que será realizada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A. em 18 municípios gaúchos – além de outros argentinos.

Representantes do Movimento na Capital Federal serão recebidos às 15h pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Conforme a coordenadora, 12,6 mil pessoas teriam que ser desalojadas das cidades. Do lado brasileiro, cerca de 7 mil pessoas seriam afetadas diretamente. Neucléia ainda afirma que a cidade gaúcha de Porto Mauá ficaria 80% abaixo d’água com a construção da barragem.

A discussão à tarde também contemplará assuntos nacionais, como a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens, a ação ocorreu em Alecrim porque, além de conter uma sede da Eletrobras, o município seria palco do início das obras da barragem de Panambi.

Após os estudos de viabilidade, a previsão é que a construção no trecho do rio Uruguai entre o Brasil e a Argentina seja iniciada em 2015, com estimativa de conclusão em 2020. A reportagem tentou novamente contato, nesta manhã, com a assessoria de imprensa da Eletrobras no Rio de Janeiro, mas ainda não houve retorno. A ocupação no escritório da central elétrica pretende permanecer até que haja uma resposta do governo federal.

Bookmark and Share


Fonte: Vitória Famer / Rádio Guaíba





» Tags:Geral

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.