Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
15º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

29/05/2014 22:24 - Atualizado em 29/05/2014 22:38

China é advertida pelos EUA após incidente em espaço aéreo

Caças chineses ameaçaram avião de vigilância japonês

O governo dos Estados Unidos advertiu Pequim nesta quinta-feira após caças chineses ameaçarem um avião de vigilância japonês sobre o Mar da China Oriental, zona de litígio entre China e Japão.

"Qualquer tentativa de interferir com a liberdade de voo no espaço aéreo internacional aumenta a tensão e o risco de erros de avaliação, de confronto e de um incidente involuntário", afirmou o departamento de Estado em um comunicado.

O Japão acusou a China de realizar manobras perigosas no sábado passado, quando um caça chinês passou a menos de 30 metros de um avião japonês de vigilância, repetindo um incidente semelhante. China e Japão disputam um arquipélago no Mar da China Oriental, território atualmente sob o controle de Tóquio.

Em novembro passado, a tensão aumentou quando Pequim declarou zona de defesa do espaço aéreo uma região próxima a outra zona similar adotada pelo governo japonês.

Bookmark and Share

Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.