Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
22ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

30/05/2014 21:12 - Atualizado em 30/05/2014 21:13

Novo presidente do TRE gaúcho assume criticando financiamento privado de campanha

Marco Aurélio Heinz recomendou cautela aos candidatos na campanha online

O desembargador Marco Aurélio Heinz tomou posse, nesta sexta-feira, como presidente do TRE gaúcho e se prepara, agora, para comandar o processo eleitoral de 2014 no Estado. Ele sucede a desembargadora Elaine de Macedo, que ficou dois anos no cargo e foi à primeira mulher a presidir a Corte. O magistrado se mostrou contrário ao atual modelo de financiamento de campanhas políticas, onde é permitida a oferta de recursos por parte da iniciativa privada.

“As eleições representam um processo público e o financiamento deveria ocorrer através da angariação de parte dos tributos recolhidos da população. Neste caso, os interesses das empresas doadoras de campanha interferem diretamente sobre os verdadeiros anseios da população”, ressaltou.

Sobre o monitoramento de novas mídias durante a campanha, como a Internet e as redes sociais, o presidente do TRE disse defendeu que a legislação eleitoral seja adequada. O pedido é de cautela para que haja um equilíbrio entre os candidatos em qualquer tipo de veiculação.

Outra interpretação política do desembargador é em relação à quantidade de partidos no Brasil. Para Marco Aurélio, 32 legendas é uma cifra exagerada, que não permite que a sociedade exerça controle sobre o meio político. Para ele, falta identidade dos partidos em relação às verdadeiras demandas dos eleitores.

O presidente do TRE ainda enfatizou que as atividades da instituição não se resumem ao pleito e que, muitas vezes, é realizado um “trabalho silencioso”, que não é visto e envolve os julgamentos da Corte.

Bookmark and Share



Fonte: Voltaire Porto/Rádio Guaíba





» Tags:TRE Eleições

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.