Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 01/06/2014
  • 09:05
  • Atualização: 09:08

Em Porto Alegre, Túnel da Conceição ganha o colorido do grafite

Paredes foram pintadas com cores da bandeira do RS

  • Comentários
  • Fernanda Pugliero / Correio do Povo

Os muros do Túnel da Conceição, sentido Centro-bairro, trocaram o cinza pelo colorido neste sábado. Pelo menos 70 artistas gaúchos e um mineiro participaram da ação de grafite “Todos os Povos. Todas as Cores. Nossa Cultura”, organizada pela Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) de Porto Alegre.

O fundo das paredes do túnel foi pintado nos tons da bandeira do Rio Grande do Sul. Os grafites, em sua maioria, foram criados no improviso e seguiram a temática do Sul.

Lucas “Anão” Vernieri, do coletivo Urbanóide e um dos curadores da ação, chegou cedo para organizar a movimentação. Os artistas foram divididos em grupos e cada um deles herdou um dos 200 metros de túnel para colorir. “A divisão das paredes, a gente faz no olho”, explicou Lucas. As muretas externas do túnel, que não ficam abrigadas, não chegaram a ser pintadas por causa da chuva.

O trabalho teve início por volta das 10h e deve seguir até a meia-noite. A nova galeria de arte da Capital deve ser finalizada por volta das 18h. O trânsito do local foi parcialmente interrompido, com redução de quatro para duas pistas. Logo na subida do elevado, próximo à rodoviária, uma placa luminosa alertava: “Cuidado! Artistas no túnel”.

No final de semana passado, a ação dos grafiteiros ocorreu no entorno das escolas de samba da região do Beira-Rio. As pinturas foram produzidas em lonas que devem ser instaladas essa semana nas avenidas no entorno do estádio. Os pilares do antigo Aeromóvel também já receberam um toque de cor. Em março, ação semelhante, que envolveu cerca de 40 grafiteiros, inclusive internacionais, ocorreu no sentido bairro-Centro do Túnel da Conceição.

Bookmark and Share