Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 02/06/2014
  • 11:17
  • Atualização: 11:19

Número de doações no banco de sangue do GHC está 25% abaixo do ideal

Meta será ampliar em 20% os estoques durante Copa do Mundo

  • Comentários
  • Marcos Koboldt / Rádio Guaíba

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) promove um mutirão de doações de sangue hoje no Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado na rua Francisco Trein, na zona Norte de Porto Alegre. A meta é ampliar em 20% os estoques do Banco de Sangue durante o período da Copa do Mundo. Segundo a assistente social Tatiane Mello da Silva, o número mensal de doações registradas, atualmente, está 25% abaixo do ideal. O total atinge 1,5 mil, quando o necessário seriam 2 mil doações de sangue. Apenas 30% das doações no local são voluntárias. O restante são as chamadas de reposição.

A instituição trabalha para aumentar a participação do público entre 16 e 30 anos entre os doadores. O GHC lançou uma campanha com as principais desculpas para as pessoas não procurarem os bancos de sangue, entre as quais a falta de tempo e que a doação afinaria o sangue, entre outros. Vale lembrar que pessoas entre 16 e 69 anos podem doar. Para isso é preciso ter boas condições de saúde. Menores de idade precisam estar acompanhados pelos pais.

Homens podem procurar a instituição quatro vezes ao ano e mulheres três vezes. O GHC também vai prestar uma homenagem ao publicitário Lairson José Kunzler (vítima de latrocínio em fevereiro deste ano, em Porto Alegre), pelo apoio prestado nos últimos anos como sócio diretor da Paim Comunicação.

Bookmark and Share