Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
14º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/06/2014 17:45 - Atualizado em 02/06/2014 17:46

Líder do PT na Câmara quer instalar CPI mista do Metrô na quarta-feira

Aliados querem usar essa comissão para neutralizar o desgaste com as apurações da CPI mista da Petrobras

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta segunda-feira que a base aliada é favorável a que se instale a CPI mista do metrô na quarta-feira. Nos bastidores, os aliados querem usar essa comissão, que vai investigar acusações de formação de cartel de trens em São Paulo durante gestões tucanas, para neutralizar o desgaste com as apurações da CPI mista da Petrobras.

Humberto Costa disse que vai pedir ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que instale a CPI do Metrô até depois de amanhã ou, se não for possível, na terça-feira da próxima semana. O petista afirmou que na Câmara todos os líderes partidários já indicaram os nomes para compor a comissão e, no Senado, líderes de alguns blocos partidários ainda não o fizeram. Ele ponderou que, se essas indicações não forem feitas, Renan tem competência para fazer as nomeações.

Para o líder do PT, as apurações sobre o metrô devem ser bastante profundas, uma vez que há investigações sendo feitas por órgãos de fiscalização, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ele ressaltou que esta CPI terá um trabalho "mais econômico" que a da Petrobras, chegando a estimar que as apurações podem ser encerradas em apenas um mês. "Existem comprovantes de pagamentos a agentes públicos. Precisamos explicar melhor quem são esses agentes públicos envolvidos nesses atos de corrupção", afirmou.

O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que a oposição também vai participar da CPI mista do Metrô, a terceira a ser aberta às vésperas do início do período eleitoral. "Certamente o PSDB vai participar, não vai se furtar", disse. O tucano criticou o comentário de Humberto Costa de que a comissão poderia concluir as investigações em um mês. "Esse anúncio já pressupõe uma CPI chapa branca", afirmou.

Bookmark and Share


Fonte: AE





» Tags:CPI Política PT

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.