Porto Alegre, terça-feira, 25 de Novembro de 2014

  • 03/06/2014
  • 07:34
  • Atualização: 07:40

TCE aponta 327 gestores públicos com contas rejeitadas no RS

Documento revela quem pode se tornar inelegível na eleição deste ano

  • Comentários
  • Correio do Povo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, Marco Aurélio Heinz, recebeu nessa segunda a lista de gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE). A documentação entregue pelo presidente do TCE, conselheiro Cezar Miola, inclui também os gestores que receberam parecer prévio desfavorável do Tribunal nos últimos oito anos. Ao todo, 327 gestores compõem a lista. A entrega cumpre a legislação eleitoral que determina a entrega da relação até o dia 5 de julho do ano da eleição.

O Ministério Público Eleitoral, os próprios candidatos ou partidos políticos podem utilizar as informações contidas nas listas dos TCEs para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes. A decisão sobre cada caso, entretanto, ficará a critério dos juízes do Tribunal, responsáveis por julgar os registros de candidaturas. Apenas os casos envolvendo o registro de candidatos à Presidência da República são julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Procuradoria Regional Eleitoral também foi informada ontem pelo TCE da disponibilidade da lista. Os dados devem ser analisados pela procuradoria no momento do registro das candidaturas. A MP Eleitoral mantém também contato com o Tribunal de Justiça para identificar igualmente possíveis candidatos com problemas.

Bookmark and Share