Porto Alegre, sábado, 22 de Novembro de 2014

  • 04/06/2014
  • 07:48
  • Atualização: 08:53

Rei Felipe VI promete dedicar todas as forças para servir Espanha

Filho de Juan Carlos deve ser proclamado novo monarca nas próximas semanas

Futuro rei Felipe VI promete dedicar todas as forças para servir Espanha | Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP / CP

Futuro rei Felipe VI promete dedicar todas as forças para servir Espanha | Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O futuro rei Felipe VI da Espanha prometeu nesta quarta-feira dedicar todas as forças, "com esperança, com ilusão", a servir o país, no primeiro discurso após o anúncio na segunda-feira da abdicação do pai, Juan Carlos I.

"Permitam-me reiterar publicamente meu empenho e convicção de dedicar todas as minhas forças, com esperança, com ilusão, à tarefa apaixonante de seguir servindo aos espanhóis", declarou durante uma cerimônia de premiação Felipe, que deve ser proclamado novo monarca nas próximas semanas.

O rei Juan Carlos I, de 76 anos – que teve a imagem abalada nos últimos anos por vários escândalos – decidiu abdicar do trono em favor do filho nessa segunda-feira. Juan Carlos, coroado aos 37 anos após a morte do ditador Francisco Franco em 22 de novembro de 1975, construiu a popularidade ao liderar a transição da Espanha para a democracia.

Nos últimos anos, o reinado de Juan Carlos I foi marcado pelos problemas de saúde e pela investigação por suposta corrupção do genro Iñaki Urdangarin, que afetou a filha mais nova do rei, a infanta Cristina. "Vi o rei convencido de que este é o melhor momento para que possa acontecer, com toda normalidade, a mudança na chefia de Estado e a transmissão da coroa ao príncipe Felipe" afirmou chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy.

Bookmark and Share