Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 10/06/2014
  • 16:59
  • Atualização: 17:47

Defesa Civil de Santa Catarina confirma segunda morte pelas chuvas

Trinta e seis municípios foram afetados pelas chuvas e 19 já decretaram situação de emergência

  • Comentários
  • Agência Brasil

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a segunda morte pelas chuvas no estado: um menino de 8 anos, que foi vítima de um desmoronamento em Guaramirim. Ele chegou a ser levado para o hospital, em Joinville, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo o último boletim, 36 municípios foram afetados pelas chuvas e 19 já decretaram situação de emergência. O número subiu desde a manhã desta terça, quando havia 33 municípios afetados e 16 em situação de emergência. Em dois municípios – Guaramirim e Rio Negrinho – foi decretado estado de calamidade pública.

Com as águas baixando, as administrações municipais passam a comunicar à Defesa Civil a situação local de cada cidade. Os números tendem a ser alterados gradativamente, conforme as prefeituras fazem o levantamento inicial, após o atendimento às vítimas, que foi tratado como prioridade desde o início das ocorrências climáticas.

De acordo com a Defesa Civil, houve deslizamentos de terra em cidades do Vale do Itajaí, do Planalto Norte e do Vale do Itapocu e no litoral norte do estado. Ainda há risco de inundações no Planalto Note, Vale do Itapocu, Alto e Médio Vale do Itajaí.

Após reunião nesta manhã entre o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, foi decidida a liberação imediata de R$ 3 milhões pelo governo federal e de R$ 2 milhões pelo estadual para atendimento emergencial às vítimas da chuva no estado.

Bookmark and Share