Correio do Povo

Porto Alegre, 25 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
8ºC
Amanhã
17º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

11/06/2014 11:31 - Atualizado em 11/06/2014 11:57

Aplicativo do Banco Central facilitará reconhecimento de cédulas

Programa pode ser baixado gratuitamente e está disponível em português, inglês e espanhol

O Banco Central lançou na manhã desta quarta-feira o aplicativo Dinheiro Brasileiro, uma ferramenta para facilitar o reconhecimento das cédulas. Na véspera da abertura da Copa do Mundo, o Banco Central informou que o aplicativo é voltado para a população brasileira e para turistas estrangeiros. O programa está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser baixado de forma gratuita.

O usuário colocará o dispositivo móvel (smartphone ou tablet) sobre a cédula e o aplicativo identificará a nota por comparação de imagem. Em seguida, segundo o Banco Central, o programa indicará os elementos de segurança que devem ser observados. "O objetivo é facilitar para que a própria população consiga conferir o dinheiro", afirmou o chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, João Sidney Figueiredo Filho.

Alguns dos elementos de segurança que devem ser identificados são o número com o valor da nota que fica escondido e é visível em local com muita luz e a marca d'água com numeral e imagem do animal correspondente àquele valor. Outros pontos da nota ainda permitem que seja sentido um alto-relevo. Dessa forma, o aplicativo fornece as informações para que o próprio usuário faça a verificação da cédula.

Figueiredo Filho esclareceu que o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade da nota.

Bookmark and Share


Fonte: AE






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.