Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 12/06/2014
  • 20:39

Apenas 18 de 70 galpões do Acampamento Farroupilha estão aptos a funcionar

Corpo de Bombeiros precisa notificar organização do acampamento antes de marcar nova vistoria

Corpo de Bombeiros precisa notificar organização do acampamento antes de marcar nova vistoria | Foto: André Ávila

Corpo de Bombeiros precisa notificar organização do acampamento antes de marcar nova vistoria | Foto: André Ávila

  • Comentários
  • Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

O Corpo de Bombeiros realizou na manhã desta quinta-feira vistoria em 70 dos 78 galpões que compõem o Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa do Mundo, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A inspeção apontou que apenas 18 dos 70 galpões vistoriados tinham Plano de Prevenção de Combate a Incêndios (PPCI) em dia. O dado representa que menos de 25% dos galpões analisados estão aptos para receberem visitantes.

Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Eviltom Pereira, vários piquetes não apresentaram os requisitos de segurança. Pereira afirmou que assim que a equipe de vistoria for chamada, vai reinspecionar os locais. “Estou com uma equipe pronta para fazer a análise dos galpões. Assim que for solicitada, vamos verificar se eles possuem PPCI adequado”, disse.

Dos 78 galpões, 52 foram notificados pelos bombeiros e oito não foram vistoriados por estarem fechados. O coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Giovani Tubino, afirmou que não há prazo para nova vistoria, já que a organização do acampamento ainda não recebeu notificação do Corpo de Bombeiros.

“Só poderemos fazer modificações quando recebermos o documento da notificação, informando o que falta em cada um dos galpões”, afirmou Tubino. O Plano de Prevenção de Combate consiste basicamente de três itens: extintores de incêndio, saídas e sinalização de emergência. Além disso, alguns galpões devem apresentar laudos sobre a corrente elétrica e uso de botijão de gás.

O Acampamento, montado no Parque da Harmonia, abriu às 12h desta quinta-feira e vai continuar aberto durante e depois da Copa do Mundo, com atividades de sexta-feira a domingo, até setembro. O local vai funcionar, nos dias de jogos em Porto Alegre, das 9h à meia-noite e, nos demais, das 10h às 22h. Nos sábados e domingos o horário é estendido das 9h às 2h do dia seguinte.

Bookmark and Share