Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 13/06/2014
  • 23:47
  • Atualização: 23:49

Clima ainda não firma no RS neste sábado

Dia terá muitas nuvens, com aberturas de sol no Oeste e no Sul

  • Comentários
  • Metsul

O sábado terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul e o tempo ainda não firma. A maior nebulosidade é esperada do Centro para o Norte e o Nordeste do Estado, o que inclui Planalto, Alto Uruguai, Serra, Aparados, Litoral Norte e Grande Porto Alegre. Nestas regiões ainda chove e há risco até de pancadas fortes localizadas, sobretudo em localidades da Serra e do Litoral.

No Oeste e no Sul, a nebulosidade diminui e o sol vai aparecer em vários pontos. Espera-se melhoria em outras regiões até o fim do dia. Já a temperatura estará menor com frio no Sul e parte do Oeste. As mínimas rondam os 6°C em Bagé e Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, devem atingir 18°C em Torres e Capão da Canoa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 17°C.

O deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul trouxe chuva forte a intensa para muitas cidades gaúchas. No Vale do Rio Pardo, até o começo da noite, os volumes chegavam a 80 mm na área de Santa Cruz do Sul, quase dois terços da média histórica de junho. Em Porto Alegre, a chuva provocou alagamentos em diversas ruas da cidade, especialmente da zona Norte.

Houve ainda cortes de luz em alguns bairros. Os acumulados foram significativos na Capital. Entre 9h e 20h havia chovido 66 mm em pontos de Porto Alegre. Metade da média histórica de junho (132,7 mm), terceiro mês mais chuvoso do ano na climatologia anual da Capital, apenas atrás de agosto (140,0 mm) e setembro (139,5 mm).

O Vale do Sinos também teve alagamentos por chuva forte. Em Santa Maria, vendaval localizado provocou queda de postes. Já em Santana do Livramento, a chegada da frente fria se deu com queda de granizo, mas que não causou estragos no município da fronteira.

Bookmark and Share