Correio do Povo

Porto Alegre, 31 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
16º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Rural

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

14/06/2014 09:16 - Atualizado em 14/06/2014 09:23

Confirmado uso de bromato em mistura para bolo no RS

Laudos indicam que dois moinhos teriam feito adição de substância proibida

Pelo menos dois moinhos gaúchos têm laudos positivos para adição de bromato de potássio a misturas para bolo. De cinco amostras coletadas em maio por fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura (Mapa), quatro indicaram a presença da substância, potencialmente cancerígena proibida no país, usada como melhorador de crescimento em massas. Entretanto, a adição de bromato à farinha de trigo ainda não foi constatada.

Os resultados já foram encaminhados à Vigilância Sanitária, responsável pela fiscalização de subprodutos, como as misturas para bolo. Um relatório será enviado ao Ministério Público (MP) Estadual. Os nomes das indústrias não foram divulgados.

A fraude chegou à Superintendência do Mapa no RS por meio de denúncia recebida em 2013, indicando a presença do químico em pães. Segundo o chefe do Serviço de Inspeção Vegetal do Mapa/RS, José Fernando Werlang, até o momento, três laudos de análise tiveram resultado negativo. A coleta de amostras de farinha prossegue. Procurado, o presidente do Sinditrigo, José Antoniazzi, preferiu não se pronunciar.

A Secretaria da Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que a Vigilância Sanitária vai apurar a prática. Contudo, ainda é preciso mapear os estabelecimentos onde serão coletadas novas amostras e identificar laboratório público apto a fazer as análises, já que as unidades do Estado não têm procedimento capaz de analisar farinha.

Entre as possibilidades está o Lacen, que poderá preparar a metodologia. A adição de bromato ao produto poderá resultar em punição, que pode ser advertência, multa ou até mesmo interdição do estabelecimento.

Bookmark and Share


Fonte: Bruna Karpinski / Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.