Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 15/06/2014
  • 15:17
  • Atualização: 15:18

Tratativas entre Vale e indígenas recomeçarão nesta semana, diz Funai

Mineradora foi ocupada em Onça Puma, Ourilândia do Norte (PA)

  • Comentários
  • AE

Em nota à imprensa, a Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou que as tratativas entre a Vale e os indígenas recomeçarão nesta semana. Os indígenas pressionam por mudanças na proposta de acordo financeiro que está sendo negociada entre a mineradora, a Funai e o Ministério Público Federal (MPF). Eles querem que os recursos negociados sejam repassados para custeio das aldeias, e que haja verba adicional para projetos. O acordo prevê que os valores repassados sejam divididos entre custeio e projetos. Atualmente, as três aldeias recebem R$ 9 milhões por ano.

A ocupação feita por aproximadamente 400 indígenas do povo Xikrin do Cateté a uma unidade da mineradora Vale em Onça Puma, Ourilândia do Norte (PA), terminou sem qualquer situação de violência, de acordo Funai. Cinquenta empregados da Vale estavam retidos na unidade de extração de níquel da empresa desde a manhã da última quinta-feira, 12, e foram liberados apenas neste sábado à noite, por volta das 21h.

Após bloquearam a portaria da unidade e ameaçarem atear fogo no local, a Vale acionou a Funai, o MPF e a Polícia Militar para resolver a situação dos empregados mantidos na unidade.



Bookmark and Share


TAGS » Geral