Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

  • 16/06/2014
  • 16:22
  • Atualização: 16:50

Segundo novo veículo da Trensurb chega ao Rio Grande do Sul

Expectativa é que estas duas primeiras composições passem a operar em outubro

  • Comentários
  • Camila Kila/Rádio Guaíba

O segundo dos 15 novos trens adquiridos pela Trensurb chegou ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. A composição deve passar por testes até agosto, para que depois haja o treinamento dos funcionários para uso. A expectativa da Trensurb é de que os dois primeiros veículos entrem em operação comercial em outubro. O primeiro deles, recebido no fim de maio, fará testes dinâmicos na via. Conforme a Trensurb, neste caso o objetivo é verificar a parte mecânica do trem. Em razão disso, nos dias úteis, a partir das 21h até o fim da operação, um único trem circula entre as estações Santo Afonso e Novo Hamburgo, utilizando a mesma via para ir e voltar.

Na segunda composição, devem ser testados os sistemas eletrônicos e de sinalização, para apurar a segurança para operação. As novas composições, de quatro carros cada uma, terão gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, painéis com mapa dinâmico da linha, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas e possibilidade de acoplamento – tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem.

O contrato com a FrotaPoa, formada pelas empresas Alstom e CAF, foi assinado em novembro de 2012. Os veículos são fabricados em São Paulo. O investimento é de quase R$ 243 milhões e a previsão é de que todos sejam recebidos até janeiro de 2015 e entrem em circulação até fevereiro, aumento a frota de 25 para 40 trens. Diariamente, a Trensurb transporta cerca de 200 mil passageiros.

Bookmark and Share