Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 17/06/2014
  • 00:09
  • Atualização: 00:29

RS terá aberturas de sol, mas chance de chuva isolada nesta terça-feira

Mínimas devem ocorrer à noite e podem chegar a 6°C em alguns pontos

  • Comentários
  • Metsul

O sol aparece com nuvens em diversas regiões do Estado, mas ainda haverá períodos de maior nebulosidade e até com chance de chuva isolada em pontos da Metade Norte do Estado nesta terça-feira. Em Porto Alegre, o começo do dia tem mais nuvens, mas a expectativa é que o sol apareça no decorrer do período.

Massa de ar polar começa gradualmente a ingressar no Rio Grande do Sul e muitas cidades terão suas mínimas à noite. Nesta quarta-feira, o ar mais frio cobre todo o Estado e a segunda metade da semana terá o predomínio do sol com madrugadas frias e de geada.

As mínimas devem atingir 6°C em Bagé e Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar 20°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 18°C.

Chuva destrutiva em Natal

Nenhuma grande cidade do mundo resistiria sem transtornos a 360 mm de precipitação em só três dias. Foi o que choveu em Natal, no Rio Grande do Norte, cidade-sede da atual da Copa do Mundo, que decretou estado de calamidade pública. Houve grandes alagamentos e deslizamentos com registro de desabrigados. A média de chuva de junho na cidade é de 284 mm.

Não é incomum que cidades costeiras da região tenham volumes de precipitação muito altos nesta época. Capitais do Nordeste, sobretudo as situadas mais ao Norte no litoral, estão sujeitas ao que se chama de Ondas de Leste, áreas de instabilidade que avançam de Oeste pra Leste na região tropical sobre o oceano e que produzem muita chuva. Com o mar mais quente que a média da costa do Nordeste ao litoral do continente africano, as ondas de Leste tendem a ser mais intensas.

Bookmark and Share