Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 20/06/2014
  • 18:06

Estado vai transferir 600 detentos do Presídio Central para Montenegro

Desde 2012, presos da VEC de Novo Hamburgo estão sendo direcionados a Porto Alegre

  • Comentários
  • Lucas Rivas/Rádio Guaíba

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) vai começar, nos próximos dias, a realizar a transferência de aproximadamente 600 apenados do Presídio Central para a Penitenciária Modulada Agente Jair Fiorin, em Montenegro, no Vale do Caí.

A Susepe já foi informada sobre a decisão da Justiça que liberou a entrada de novos presos na unidade de Montenegro, parcialmente interditada em 2012 e reformada em função disso. Agora, a Superintendência examina a logística a ser aplicada para garantir a segurança dos presos durante o processo de transferência.

Desde a interdição parcial da Penitenciária Modulada Agente Jair Fiorin, em outubro de 2012, os apenados da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo estão sendo encaminhados para o Central, em Porto Alegre. Após decisão da Justiça, a Susepe começou a equipar as celas, com a aquisição de novos colchões.

A Penitenciária Modulada de Montenegro foi interditada em função de diversos problemas estruturais. Um deles envolvia a rede de esgoto, cujo descarte de dejetos era feito direto no meio ambiente. Em função disso, três lagoas foram afetadas e a concentração de coliformes fecais chegou a mais de 21 milhões por 100 mililitros, quando o tolerável é menos de 100 mil.

Hoje, a unidade de Montenegro soma cerca de 300 presos, mas consegue abrigar mais 700, em um total de mil. Já o Presídio Central segue superlotado com a 4,5 mil detentos na casa prisional.

Bookmark and Share