Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 21/06/2014
  • 13:27
  • Atualização: 14:04

Mercado Público funcionará neste domingo, mas poucas bancas abrirão

Abertura é obrigatória para restaurantes devido aos jogos da Copa do Mundo

Holandeses transformaram Largo Glênio Peres em Orange Square | Foto: Tiago Medina / Especial / CP

Holandeses transformaram Largo Glênio Peres em Orange Square | Foto: Tiago Medina / Especial / CP

  • Comentários
  • Samantha Klein / Rádio Guaíba

Apesar de os estoques de cerveja do Mercado Público terem esgotado na quarta-feira devido à presença de torcedores holandeses e australianos para o segundo jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre, poucas bancas devem abrir neste domingo, quando ocorre a partida entre Coreia do Sul e Argélia, às 16h, no estádio Beira-Rio. 

Um dos principais pontos turísticos da Capital, o Mercado Público funcionará nos próximos quatro domingos, das 10h às 16h. O funcionamento foi acordado entre a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e a Associação de Permissionários do Mercado Público. A abertura é obrigatória para os restaurantes e facultativa para as bancas.

Poucos estandes deverão abrir neste domingo porque, segundo alguns permissionários, o custo de manter as portas abertas não compensa. “No domingo passado, não tinha como os turistas comprarem. Rende mais para restaurantes, os turistas que foram ao jogo não iriam comprar frutas. Pagar funcionários não valeria a pena”, avaliou Celso Rossato, proprietário de uma banca de frutas e verduras. 

O coordenador do Mercado Público, Antônio Lorenzi, reconheceu que não é um costume ter o o local aberto, mas avaliou como positiva a iniciativa. Segundo ele, ao final do Mundial será realizada uma avaliação sobre a possibilidade de abertura regular aos domingos. “Alguns estabelecimentos que têm abertura externa já abrem, mas sobre o funcionamento regular ainda precisamos avaliar conjuntamente depois desse período. Precisamos saber se há clientela e se é economicamente viável para os permissionários”, argumentou.

Atualmente, 111 bancas, entre lojas e restaurantes, estão funcionando desde o incêndio que atingiu o prédio, em 6 de julho do ano passado. O início das obras de recuperação possibilitou a reabertura parcial do Mercado em 13 de agosto. O pavimento superior, que teve restaurantes atingidos pelo fogo, permanece fechado até o fim das obras. Os sete estabelecimentos de alimentação do andar de cima foram reabertos em instalações provisórias no térreo.









Assista à festa dos holandeses:




Bookmark and Share