Correio do Povo

Porto Alegre, 28 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
13º 25º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

23/06/2014 15:33 - Atualizado em 23/06/2014 15:38

Obama e Putin conversam por telefone sobre crise na Ucrânia

Rebeldes ucranianos aceitaram um cessar-fogo provisório

Os presidentes russo Vladimir Putin e americano Barack Obama conversaram nesta segunda-feira por telefone sobre os meios para acabar com a crise na Ucrânia. Enquanto o líder europeu enfatizou a importância do cessar-fogo bilateral e de negociações diretas entre as duas partes, Obama advertiu sobre novas sanções se não for detido o fluxo de armas russas para a Ucrânia e se Moscou não deixar de apoiar os separatistas.

"Vladimir Putin enfatizou que um cessar-fogo real dos combates e o início de conversações diretas entre as partes em conflito são a mais alta prioridade para a normalização das situação nas regiões do sudeste da Ucrânia", indicou o Kremlin em um comunicado publicado depois da conversa por telefone entre os dois presidentes. A Casa Branca, por sua vez, afirmou que o presidente pediu a Putin "fatos concretos" por parte de Moscou para reduzir a escalada de tensão no leste da Ucrânia. 

Rebeldes ucranianos aceitam um cessar-fogo provisório

Nesta segunda, o líder separatista ucraniano Olekasnr Borodai anunciou que os rebeldes pró-russos farão um cessar-fogo provisório e buscarão dialogar com novo presidente da Ucrânia, pondo fim a dez semanas de combate no leste do país.  "Este cessar-fogo terminará em 27 de junho", acrescentou.

O presidente pró-ocidental ucraniano decretou um cessar-fogo unilateral de uma semana na sexta-feira passada para permitir que os rebeldes entreguem suas armas e o início de um diálogo com os insurgentes.

Bookmark and Share

Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.