Correio do Povo

Porto Alegre, 2 de Outubro de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
14º 20º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

24/06/2014 12:03 - Atualizado em 24/06/2014 12:56

Comércio manterá portas abertas durante Argentina x Nigéria

Confira o que abre e fecha nesta quarta, dia de jogo da Copa em Porto Alegre

O comércio de Porto Alegre funcionará normalmente nesta quarta-feira, dia de jogo pela Copa do Mundo na Capital. As lojas estarão abertas das 9h às 19h para o atendimento ao público. Mesmo com a realização da partida entre Argentina e Nigéria, às 13h, no estádio Beira-Rio, a orientação do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Porto Alegre) é de que os lojistas abram os estabelecimentos para atender a turistas brasileiros e estrangeiros, principalmente os argentinos que invadiram a capital gaúcha.

O presidente do CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, informou que o comércio funcionará normalmente. “Com a presença dos argentinos, existe a possibilidade de extensão do horário para o atendimento dos turistas”, explicou. Segundo Schifino, cada lojista faz o seu horário nos dias de jogos em Porto Alegre e do Brasil. O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, disse que a orientação aos lojistas é que trabalhem normalmente nesta quarta. “Para o próximo sábado, dia do jogo do Brasil, a recomendação aos comerciantes é que fechem uma hora mais cedo e reabram depois do término da partida”, destacou. Segundo Kruse, cada loja poderá determinar os horários em que desejar trabalhar ou encerrar as atividades, caso ocorra algum incidente no trajeto do Caminho do Gol.

Nas lojas do Centro, gerentes e funcionários discutiram nesta terça os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Na loja da Multisom, o gerente Airton da Rosa informou que o funcionamento será normal nesta quarta. “Talvez a gente feche no horário do jogo do Brasil, no sábado, e depois da partida retome as atividades”, ressaltou. Já Aldonira Carela, gerente da loja POA Fashion, informou que amanhã o estabelecimento ficará aberto das 8h30min às 19h. No sábado, dia do jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, o estabelecimento fechará ao meio-dia e será reaberto após a partida. “Em caso de manifestação no Centro, fechamos a loja. Temos uma equipe monitorando o movimento na área central”, acrescentou.

Mercados

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informou que os supermercados operarão normalmente nesta quarta e em todos os outros dias de jogos. As Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) também optaram por abrir para não prejudicar os produtores, apesar de quarta-feira ser um dia fraco para os comerciantes do local. O mercado funcionará das 10h às 18h.

Da mesma forma, as bancas do Mercado Público Municipal funcionarão, normalmente, das 7h30min às 19h30min. Segundo o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público, Ivan Konig Vieira, o movimento tem sido baixo nos dias de jogos, porque muitas pessoas saem do trabalho antes. “Alguns segmentos terão que recuperar depois o prejuízo”, ressaltou.

Escolas

As escolas públicas municipais e estaduais têm autonomia para definir o calendário e a orientação aos pais é procurar a direção das instituições de ensino onde os filhos estudam para saber se haverá aula ou não. Independente da definição de cada escola, é obrigatório cumprir carga horária mínima de 200 dias letivos e 800 horas de aulas no Ensino Fundamental e de 1 mil horas no Ensino Médio.

O presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, destacou que as instituições de ensino privado também têm autonomia para decidir se funcionam ou não nos dias de jogos. A entidade observou, através de uma pesquisa, que quase metade dos estabelecimentos em Porto Alegre têm rotina alterada em razão da Copa.

Nos dias de jogos em Porto Alegre, 45,34% das instituições informaram que mudariam o horário. Desse percentual, 31,40% fariam feriado escolar, outras 9,30% fariam recesso no turno das partidas e 2,32% apenas no horário do jogo.

Serviços públicos

Para auxiliar a mobilidade em Porto Alegre, os governos estadual e municipal instituíram ponto facultativo para o funcionalismo nesta quarta-feira. Os serviços públicos essenciais funcionarão em regime de plantão. Contudo, diversos setores vão abrir normalmente. As agências bancárias seguirão expediente normal, das 10h às 16h, conforme determinado pelo Banco Central, já que não foi decretado feriado local.

Postos de saúde

Em razão do ponto facultativo adotado no município, os postos de saúde em Porto Alegre ficarão fechados nesta quarta. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que as consultas marcadas foram reagendadas. Os pacientes podem recorrer aos hospitais e serviços de emergência e urgência das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que estarão abertos 24h.

O Centro de Saúde Modelo, bairro Santana, funciona das 10h às 22h nesta quarta. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fan Fest realizará o atendimento tanto da Fan Fest quanto do Acampamento Farroupilha Extraordinário no Parque Harmonia. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão posicionadas ao lado do palco no Anfiteatro Pôr do Sol, e uma outra na UPA. Além disso, socorristas vão circular pelo local para garantir o primeiro atendimento médico, se for necessário. 

* Com informações dos repórteeres Claudio Isaías e karina Reif

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.