Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 24/06/2014
  • 18:22

Publicado no Diário Oficial aval para uso de sistema antineblina no Salgado Filho

Equipamento entrou em operação na sexta-feira, mas no sábado aeroporto fechou por três horas

  • Comentários
  • Camila Kila/Rádio Guaíba

 Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a operação do sistema antineblina no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O terminal de Porto Alegre, entretanto, começou a usar o ILS CAT II desde a noite de sexta-feira, data em que a agência aprovou o Sistema de Orientação e Controle da Movimentação no Solo (SCOMS) apresentado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Mesmo com a utilização do sistema, o aeroporto fechou por três horas no sábado, em função da neblina, causando cancelamentos e atrasos nos voos. A Anac informou que o equipamento não garante a continuidade das operações em qualquer situação meteorológica, já que consegue reduzir em apenas 30% a necessidade de visibilidade para pousos e decolagens.

Conforme a agência, a maior parte das aeronaves e pilotos das companhias aéreas está capacitada para operar o sistema, já que os aeroportos mais importantes do País já dispõem de sistema antineblina.

Bookmark and Share